quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Belas Artes

1ª Arte - Música (som);
2ª Arte - Dança/Coreografia (movimento);
3ª Arte - Pintura (cor);
4ª Arte - Escultura (volume);
5ª Arte - Teatro (representação);
6ª Arte - Literatura (palavra);
7ª Arte - Cinema (integra os elementos das artes anteriores somado a 11ª).
Há certa dúvida se a ordem colocada estaria correta, porém um maior número de pessoas concorda com a ordem encontrada, apenas criando uma grande dúvida na posição do teatro e da literatura.
Outras formas expressivas também consideradas artes (honorárias, posteriores ao manifesto):
8ª Arte - Fotografia (imagem);
9ª Arte - Arte Sequencial (quadrinhos);
10ª Arte - Videogame (alguns jogos integram todos elementos de todas as artes anteriores somado a 11ª, porém no mínimo, ele integra as 1ª, 3ª, 4ª, 6ª, 9ª arte somadas a 11ª desde a Terceira Geração dos Videogames);
11ª Arte - Arte digital (integra artes gráficas computorizadas 2D, 3D e programação)
Um pouco da historia das artes
Elas fazem parte do conjunto denominado ‘‘Belas Artes’’, e a característica desse grupo é que são atividades preocupadas com a criação do belo, independente da sua utilidade prática.
O cinema acabou sendo incorporado a lista posteriormente, pois no início, os filmes eram mais documentais, mas não demorou para que  mostrassem que eram uma nova forma de arte. Foram os críticos e teóricos franceses, no começo do século XX, os primeiros a chamar o cinema de "sétima arte".
Além do conceito de ‘‘Belas Artes’’, existe também outro conceito chamado de ‘’Artes Aplicadas’’.
Essa divisão surgiu porque a nobreza, quando o conceito de Belas Artes surgiu, no século XVIII considerava toda manifestação artística realizada por operários ou por membros fora da nobreza, arte de baixo valor. Arte aplicada é 
também usada para determinar um tipo de arte que seja útil, diferente das Belas Artes, que são algo mais ‘‘arte pela arte’’. Arte aplicada também costuma ser considerado um termo antiquado para definir as atividades e profissões ligadas ao design.
Essa diferença entre belas artes e artes aplicadas tem sido considerada por alguns como uma das distorções na classificação das atividades "artísticas", fruto de preconceitos sobre os pré-requisitos e status de um artista.
A origem desse fenômeno está na separação profissional entre artista e artesão e, mais tarde no século XIX, com a divisão entre artista e designer.
                         
                                                                        Fonte: leisdemerf.blogspot.com.br
                                                                                               Vicente - 1ª "A"

Nenhum comentário:

Postar um comentário